Menu

Buscar

Últimas Postagens

PF apreende carros de luxo ligados ao ‘Careca do INSS’ em operação contra fraudes em aposentadorias

Publicado em 20/05/2025 por Adventury

GetSportBet

Veículos de alto padrão foram confiscados em Brasília; Antonio Carlos Camilo Antunes é apontado como lobista de esquema que causou prejuízo bilionário ao INSS.

Por Beatriz Borges, Camila Bomfim, Fábio Amato, Reynaldo Turollo Jr – g1, GloboNews e TV Globo
📍 Brasília | 20/05/2025 – 13h59 | Atualizado há 3 horas

A Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira (20) cinco veículos de luxo atribuídos a Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Ele é investigado por atuar como lobista e operador de um esquema de descontos irregulares em aposentadorias e pensões, com prejuízo estimado em bilhões de reais aos cofres públicos.

GetSportBet

Segundo a PF, os veículos de alto valor apreendidos incluem dois Porsche, duas BMW e uma Land Rover. As imagens dos automóveis foram registradas durante a operação em Brasília.

Suposto operador do esquema

De acordo com as investigações, Antunes movimentou R$ 9,3 milhões entre 2023 e 2024 para pessoas ligadas a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A GloboNews apurou que a localização dos veículos foi informada à PF por meio de uma denúncia anônima repassada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A parlamentar mantém um escritório no mesmo edifício onde os carros estavam estacionados.

Como funcionava o esquema

As investigações apontam que associações que oferecem serviços a aposentados vinham cadastrando beneficiários sem autorização, com assinaturas falsas, para realizar descontos mensais indevidos nos pagamentos do INSS.

A PF estima que o esquema tenha causado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Antonio Antunes seria o “facilitador” entre essas entidades e servidores públicos envolvidos.

Destino dos veículos

Ao fim do processo, caso o envolvimento de Antunes seja comprovado e a Justiça autorize, os veículos podem ser leiloados para ressarcimento das vítimas.

O que diz a defesa

Os advogados Alberto Moreira e Flávio Schegerin, responsáveis pela defesa de Antonio Antunes, divulgaram a seguinte nota:

veja tambem: França, Canadá e Reino Unido ameaçam sanções contra Israel se ofensiva em Gaza continuar

“Não comentamos processos em curso, especialmente os que tramitam sob sigilo. As acusações apresentadas contra nosso cliente não correspondem à realidade dos fatos. A defesa confia que o tempo permitirá uma apuração adequada e isenta, em consonância com o Estado Democrático de Direito. A inocência de Antonio será comprovada ao longo do processo.”


Posts Relacionados