Menu

Buscar

Últimas Postagens

Mais de 50 anos depois, World Press Photo suspende autoria da icônica foto da ‘Menina do Napalm’

Publicado em 16/05/2025 por Adventury

GetSportBet

A organização World Press Photo anunciou nesta sexta-feira (16) a suspensão do crédito da emblemática foto conhecida como “A Menina do Napalm”, tirada durante a Guerra do Vietnã, em 1972. A decisão foi tomada após a exibição do documentário The Stringer, que levantou dúvidas sobre a real autoria da imagem, até então atribuída ao fotógrafo da Associated Press (AP), Nick Út.

A imagem, que mostra a menina Phan Thi Kim Phuc correndo nua após um ataque de napalm, se tornou símbolo da brutalidade do conflito e venceu o prêmio de Foto do Ano em 1973, além de render a Út um Prêmio Pulitzer. No entanto, o documentário exibido no Festival de Sundance sugere que o autor do clique pode ter sido o vietnamita Thanh Nghe, um colaborador da AP na época.

Após a repercussão do filme, tanto a World Press Photo quanto a própria AP iniciaram investigações. A World Press Photo informou que, com base na análise de câmeras, distância e ângulo da foto, há possibilidade de que outros fotógrafos presentes no local estivessem em posição mais favorável para capturar a imagem. Por isso, decidiu suspender temporariamente a autoria da foto até que a questão seja esclarecida.

GetSportBet

Já a Associated Press decidiu manter o crédito da imagem com Nick Út, embora reconheça que, mais de meio século depois, não é possível comprovar com certeza quem apertou o botão da câmera. “Fizemos uma análise detalhada, mas não há evidência conclusiva de que Nick Ut não tirou a foto”, afirmou Derl McCrudden, vice-presidente da AP. A agência utilizou entrevistas, reconstruções 3D e análise de negativos para embasar sua investigação.

veja tambem: Harvard descobre que documento comprado por US$ 27,50 é uma Carta Magna original rara

Nick Út, por sua vez, reafirmou em publicação no Facebook que é o autor da fotografia. Ele trabalhava como fotógrafo da AP no Vietnã durante a guerra e tem defendido sua autoria desde a publicação da imagem.


Posts Relacionados